Camila Souza. Tecnologia do Blogger.

Junho: Mês Junino, das festas Juninas de São João...


Olá meus amores, como andam?

Esse é o nosso primeiro post de Junho, do mês Junino, das festas Juninas de São João, São Pedro, Santo Antonio, SantAna!

E vou começar falando de como eu gosto do São João...

Sou nordestina e como uma boa nordestina sei dar valor a nossa tradição, tradição essa que o mês de junho é o mês do São João, do forró, do milho, dos palhoções, das fogueiras, das matutas, das quadrilhas, das bandeiras coloridas e como são coloridas, dos fogos, do amor, da paixão.


E é com grande emoção que eu falo tudo isso, porque eu amo a tradição... Também sei que alguns nordestinos já perderam as raízes, a tradição, o amor pela sua terra e estão longe dela e não pretendem voltar...

Mas que alguns choram de saudade porque não podem voltar, falo com firmeza, pois na minha família tem várias pessoas que saíram daqui rumo ao sul, em busca de algo, mas que hoje choram de saudade daqui, querendo voltar, mas não podem pois já formaram novas famílias por lá.


E é no tempo do São João, festa tipicamente Nordestina, que mais se sente saudade da terrinha. Acho que um povo sem tradição é um povo sem história, um povo sem vida, porque viver é reviver sempre!

E para os nordestinos que não tem mais a tradição, o que eu posso dizer é que eu sinto pena de vocês... 

Estamos sempre revivendo, vejam que ontem estávamos comemorando o Natal e num pulo já é São João, meio do ano, daqui apouco é Natal novamente, e agente revive tudo denovo, mas como é bom! 


Já cantava uma das minhas bandas de forró preferida, mastruz com leite:

"Peguei o vôo da asa branca
E tive quer partir
Coração em pedaços
Fingindo pra não desistir
A vontade e coragem
E tudo na contramão
Deus sabe como deixei
O meu pequeno sertão"

Fala de um nordestino que pegou um avião e partiu com seu coração em pedaços e deixando o seu pequeno sertão, mas ele tem a vontade de voltar e sabe que um dia vai voltar.

"Mas, eu vou voltar, sei que vou voltar
Que eu encontre sorrindo (BIS)
Quem ficou a chorar"

Gente, eu tive um primo que saiu daqui a muito tempo e quando dava, ele vinha nos visitar, mas o sonho dele era voltar um dia de vez...

Um dia ele voltou, mas não foi de vez, foi para se despedir...

Ele curtiu cada dia, dos 30 dias que ele passou aqui, e ele veio justamente no mês de junho, ele dançou forró, comeu milho assado na fogueira de São João, ele viu "Santana o cantador" pela primeira vez e ele amava Santana.

Ele voltou pra São Paulo... Um tempo depois ele teve um AVC e veio a falecer...


No mês de junho a família sempre lembra dele e eu, parece que vejo ele dançando, quando escuto Tamborete de Forró de "Santa o Cantador"...

"Ela era miudinha
Botei seu nome
Tamborete de forró
Mas quando ela me deu uma olhada
Senti logo uma flechada
Meu coração foi logo dando um nó"

Quando ele escutava essa música, me catava onde eu estivesse e me tirava pra dançar, ele dizia que essa música era minha porque eu era um tamborete (nome dado a um banco pequeno) e eu sempre dançava, claro, como uma prima que amava o primo como a um irmão mais velho.

Adoro lembrar isso, mesmo que seja com os olhos cheios de lágrimas e quase sem fala, mas sempre, na noite de São João, não pode deixar de tocar: Tamborete de Forró.

Sou saudosista mesmo gente, mas revivo nossas histórias de família com muito carinho e amor e por isso vim contar pra vocês.

Te amo meu primo: João-Joãzinho

Menina Prendada

1 comentários:

  1. Oi, o mês de Junho trás saudades aqui para vc não é? As vezes é bom lembrar
    dos queridos que já partiram é como viver um pouquinho do passado.
    Que seja lindo o mês de Junho. Boa noite querida. bjssss

    ResponderExcluir

Adoro quando recebo uma visita!

I Love Blogs

Blogs de Casamento

Blogs que me inspiram

Menina Prendada Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital