Seguidores


Olá Meninas!

Hoje eu vim falar pra vocês de um bloco de rua super conhecido, o "Galo da Madrugada", acho que muitas de vocês já ouviram fala nesse bloco, porque ele é conhecido mundialmente, e esse ano está completando 40 anos de história como o ‘maior bloco em linha reta do mundo’. 

Em ação promocional para essa data comemorativa, uma empresa de cerveja convidou cinco artistas plásticos pernambucanos para produzir dez versões em miniatura desse ícone do carnaval pernambucano

Com o título de ‘Galeria Redonda’, as peças estão expostas por diversos pontos do Recife.

As primeiras peças foram instaladas no Parque Dona Lindu, em Boa Viajem e na Praça da Indpendência, no bairro de Santo Antônio. Criadas pelo casal de artistas Mila e Rafa Cavalcanti, as obras têm a temática “Galo que Junta Casais”.

Elas foram inspiradas na história do casal Nonô Germano e Daniela Freire, que se casaram no desfile do Galo em 2017, em cima do trio elétrico. A “cerimônia” contou com juiz e a participação especial de mais de um milhão de foliões.


A inspiração para a personalização de cada um dos 10 Galos serão histórias vivenciadas no maior bloco de rua do mundo, além de uma temática cervejeira, que também estará presente nas réplicas. 

A ‘Galeria Redonda’ teve início no dia 15 de janeiro e ficará em exposição até o dia 28 de fevereiro. 

Tem outras duas esculturas do Galo com a temática “Galo que Junta Culturas”, as peças são inspiradas nas diferentes manifestações presentes no desfile da agremiação, como os grupos de passistas e de maracatu.

Quem quiser conhecer alguns desses galinhos, eles estão espalhados pelo Recife e poderão ser encontrados no: Cais do Sertão, Avenida Rio Branco, Praça do Diário, Derby, Jaqueira, Parque Dona Lindu e Segundo Jardim de Boa Viagem entre outros locais. 

Pra quem é de PE ou veio ao nosso estado turistar, vale a pena guardar uma recordação com um clic ao lado do galinho que está fazendo 40 aninhos. E quem não conhece o hino do galo, segue a letra:

Hino do Galo da Madrugada
(Alceu Valença)

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada (BIS)

A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...

As donzelas estão dormindo
As flores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...

O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral
E o Galo da Madrugada, já está na rua
Saudando o Carnaval
Ei pessoal...



Eu, como adoro esse tipo de arte de rua, não poderia deixar de mostrar pra vocês, aqui em meu blog. Mas confesso que não vou para esse bloco, pois não gosto de multidões, só fui olhar de perto uma vez, agora só vejo pela TV, mas é lindo ver a alegria do povo. E sábado agora é o dia do galo ir pra rua abrindo o carnaval de PE.

Desejo a todos um bom carnaval, brinquem na paz. 

O melhor carnaval: É o Carnaval de Pernambuco!

Um xeru,
Menina Prendada

8 Comentários

  1. Linda homenagem ao galo e esse bloco...beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra tudo bem???


    Muito bacana!!! Queria um dia participar desse bloco!!!



    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. ue legal Sandra! Eu não gosto de carnaval, mas eu acho os blocos super divertidos! Muito legal a história desse bloco! Um dia ainda irei conhecer sua terra! Um Xero!!!

    https://daquimicaacozinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha mesmo Valéria, Pernambuco tem muita coisa boa pra se ver, e se você não gosta do carnaval de bloco de rua com muita gente, talvez você goste muito do carnaval do Recife antigo, é bem mais tranquilo durante o dia, só bloco com marchinhas e blocos líricos, sem muita aglomeração, dá pra se divertir com toda a família, crianças e idosos também.

      Excluir
  4. Oi Sandra, vim agradecer sua visita no blog! Eu respondo todos os comments lá se quiser ler é só ir no post anterior e procurar seu comentário, embaixo estará minha resposta!:)Aliás tem post novo lá haha!
    Nossa será que um dia eu irei visitar sua cidade e conhecer o galo? Hahaha, espero que sim, parece bem legal! :D
    Beijinhos e um Feliz Carnaval!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar lá sim, com certeza. E o galo é o abre alas do carnaval de PE, eu amo o carnaval do Recife, em especial do Recife Antigo, amo as marchinhas e os blocos líricos.

      Excluir

Adoro quando recebo uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...