Seguidores


Olá!

Gente, Janeiro já está acabando e dando lugar a Fevereiro, que é o mês do carnaval... muita gente vai aproveitar pra viajar ou ainda está curtindo as férias, resolvi então falar sobre passaporte... É um assunto que interessa muita gente nesse período de férias e a mim também!

Já estamos programando nossa próxima viajem e estamos pretendendo fazer nossa primeira viajem para fora do Brasil.




Como alguns países exigem o passaporte, resolvi pesquisar sobre o assunto: Passaporte e como retirá-lo.  



Como o assunto é longo eu preparei esses biscoitinhos amanteigados para o lanche, eles sobraram do Natal (rsrsrs).

As informações a seguir, eu obtive através do site da Polícia Federal.



Documentação para Passaporte Comum

O interessado na obtenção de Passaporte Comum deve ser BRASILEIRO, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal na internet e, posteriormente, apresentar-se no posto de atendimento escolhido, na data e horário agendados, portando os seguintes documentos ORIGINAIS (Decreto 1983/96, com a redação dada pelo Decreto 5978/06).



Siga os seguintes passos para retirar seu Passaporte

1-  Verifique a documentação necessária: 
1.0 - Documento de Identidade, para maiores de 12 anos;
2.0 - Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve);
3.0 - Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório;
4.0 - Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
5.0 - Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU;
6.0 - Passaporte anterior válido ou não;
7.0 - CPF.



Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo.



2- Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue 194.

Atenção: somente após a inclusão de seus dados será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU.

3- Pague a GRU, respeitando sua data de vencimento. R$257,25



4-  Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. 

5- Consulte o andamento do seu pedido de passaporte.

6- O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.



Para maiores informações consulte o site da Polícia Federal. Vou guardar aqui no blog essas informações e quando eu for dar entrada no nosso passaporte, venho aqui e tiro minhas dúvidas.

Espero que tenham gostado!

Uma ótima e divertida férias á todos!

Um xeru da,

Menina Prendada

8 Comentários

  1. Dicas perfeitas e importantes! Tomara consigam viajar muito e logo! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga, só fiquei pasma foi com o valor do passaporte R$257,25 ou seja, vou ter que pagar R$514,50 pelo meu passaporte e o do marido, aff, muito caro!

      Excluir
  2. Ótimas dicas...
    A propósito, adorei essa latinha de Paris!
    Beijos e um feliz sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem que sei amiga que você também adora Paris... eu também adoro comprar coisinhas, mimos que tenham a ver com essa cidade Linda...

      Excluir
  3. Oiee...
    Menina, nesse país é tanta burocracia né?! Você sabe se demora muito para fazer?
    Não vejo a hora de poder viajar para fora também...maas pra mim falta tempo ainda, primeiro preciso guardar muuuito money! Haha!
    Essa torre Eifel aí é só de enfeite ou vocês irão viajar para Paris? hahaha!
    Beijinhos e boa viagem...boa sorte com o pasaporte! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te dizer, mas acho que depende muito da região... Eu também, mas gosto de programar com bastante antecedência... depois dos problemas com os terroristas não sei se é uma boa ideia programar uma viajem a Paris, mas quero muito conhecer Paris, acho lindo o que vejo de lá e gosto de colecionar coisinhas que remetem ao lugar.

      Excluir
  4. Oi,
    Essas dicas são mesmas bem vindas . Eu tirei a um anos atras e já ate fiz um outro .Porque como vc falou não há renovação .Duram se não me engano uns 4 anos. O que é uma pena porque a cada retirada vai uma bagatela de $$$$$. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Saron, nem tirei ainda porque o valor está salgado e mês que vem é carnaval e março vem o IPVA, pra levar todo o meu dinheirinho (rsrsrs).

      Excluir

Adoro quando recebo uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...