Seguidores


Olá Meninas!!!

O post de hoje vou falar sobre uma coisa desagradável: A inveja e como eu descobri que ela existe...

Tem coisa na vida, que agente até sabe que ela existe, mas nunca aconteceu comigo ou com alguém muito próximo a mim, então parece que realmente não existe!

Vou contar uma história...

Quando estava noiva e fazendo meu enxoval, fiquei na dúvida sobre as cores... estavam na moda, as cores verde e laranja, fiquei na dúvida sobre qual escolher, pois achei ambas bonitas... comecei então a comprar as coisas nas duas cores.

Minha sogra participou de tudo, cada peça que comprávamos para nossa casa, mostrávamos primeiro a ela. Mas tudo comprado com muita dificuldade, pois no começo, só eu estava trabalhando, o noivo ainda não.  

Fomos morar juntos em Julho de 2007, eu ainda não sabia costurar e também não tinha uma máquina de costura, pedi então a minha sogra (costureira de mão cheia) para fazer uma cortina "verde" para minha sala e disse que pagaria por ela, minha sogra disse que só tinha o bandô para fazer a cortina, na cor amarela, e eu disse: "Mas, amarelo não combina com nada na minha casa, se ainda fosse laranja?". Então ela não fez a cortina.

Passou um tempo, já estava bem próximo ao Natal (do mesmo ano 2007) e quando fui a casa da minha sogra, lá estava a cortina verde linda que ela fez para sua janela da sala e não foi só a cortina da janela que estava verde, mas toda a decoração da sala e cozinha haviam mudado de "azul" (cor da decoração da cozinha anteriormente) para "verde e laranja".

Ela teve dinheiro pra comprar, e comprou tudo: copos, escorredor de pratos, cortinas, almofadas, tapetes, tudo novo e nas cores laranja e verde. 

Moral dessa história: Existem pessoas invejosas que querem despertar a inveja em você e pra isso usam de algo que elas sabem que você quer, mas que por falta de dinheiro, você não tem!

Achei tudo isso tão horrível que mudei as cores da minha casa, hoje a cozinha é rosa, mas ainda tenho a mesa da cozinha na cor verde, pois ainda não tive dinheiro para comprar uma nova e de outra cor.


O que é Inveja:

Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.



Quem é invejoso, não reconhece que é!

Você já deve ter ouvido confissões de adultérios, roubos, mentiras até assassinatos, mas como é difícil ouvir alguém admitir que é invejoso. Não porque é raro, muito pelo contrário, ela existe nas famílias, entre irmãos, amigos, colegas, vizinhos e até dentro da igreja você não estará livre.

Para a Igreja Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo.


A bíblia já relatava casos de inveja:

Você conhece a história dos dois irmãos Abel e Caim, a primeira família da Bíblia. Caim quando foi reprovado por Deus ao apresentar seu sacrifício. Ele poderia muito bem pedir perdão e buscar uma nova oportunidade para acertar. Mas, seu coração estava tão dominado pela inveja, que o próximo sentimento ruim foi o ódio e o assassinato do seu irmão Abel.

O maior sofrimento de José, não veio pelas mãos inimigas, mas ele foi vítima de seus próprios irmãos. Ficaram enciumados ao ver o carinho que ele recebia do pai, resultado de sua espiritualidade e escolhas certas.

E o mas invejado de todos foi o Nosso Senhor Jesus, que foi perseguido e sofreu desde o seu nascimento. Reis e religiosos seguiam seus passos não porque criam nEle. Ouviam seus ensinamentos não porque queriam praticá-los, mas porque tinham suas almas dominadas de inveja dEle.



Alegre-se com a felicidade dos seus amigos:

Me deu vontade de falar sobre esse assunto, porque desde que compramos nosso terreno (post Aqui), para construir nossa casa e que casamos (post Aqui), que ando a pensar nisso... 

A inveja é como o iceberg, aparece só uma pontinha, mas por baixo dele existe algo enorme que está comprometendo a amizade. Então, cuidado para não ter isso escondido no seu interior. 

Se você tem um amigo e esse amigo quanto te ver não tem mais palavras de carinho pra te falar, não consegue mais te elogiar, só se interessa pela sua conversa se você estiver contando um problema, se ele não se alegra com sua alegria, fique atento, pode ser um sinal de inveja.

Que a alegria do nosso amigo, seja também motivo da nossa alegria... 



#BodasdeAlgodãoDoce

No dia 02 de Agosto fizemos três meses de casados e comemoramos nossas bodas de Algodão doce, gente tem coisa mais gostosa e doce como algodão doce?

Que assim seja nosso casamento! 

"Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis... Mas não!
Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade!
Porque em um momento difícil qualquer um se aproxima de você. Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade!"
(Padre Fábio de Melo)


O livro Eclesiástico (6:5-17) já falava sobre amizade:

6- Tenha muitos conhecidos, mas um só confidente entre mil.

Tive alguns "amigos" (ou pelo menos eu pensava que fossem), que percebi esse "iceberg" neles e fiquei muito triste com suas atitudes, percebi essa mudança de comportamento no período entre a compra do terreno e o nosso casamento. Essas pessoas eram amigos de longa data. 

7- Se você quiser um amigo, coloque o à prova, e não vá logo confiando nele.

Esses amigos, participavam de nossas vidas, a eles contávamos alguns segredos, sabiam de nossos sonhos... Demorei para perceber ou talvez eu não queria perceber, mas percebi.

"Não há como esconder um sentimento ruim, por mais que se esforce, por meio de uma palavra ou atitude ele vai acabar aparecendo".

E foi o que aconteceu, foram palavras e atitudes que me fizeram enxergar a ponta desse "iceberg"... Sempre palavras desagradáveis, gracinhas, piadas maldosas... Tem uma musiquinha que diz: "A boca fala aquilo que o coração está cheio", então se estiver cheio de amor, se fala de amor, se não estiver, não fala, aí vem as piadas e as gracinhas...

PARA QUE TÁ FEIO!  

9- Existe amigo que se transforma em inimigo, e envergonhará você, revelando suas coisas particulares.

Moral da segunda história: Alguns sonhos/objetivos, agente deve guardar só pra gente e pra Deus, no máximo para o nosso companheiro, pois não conhecemos ninguém e sabe-lá quem está perto de você.

Há momentos que agente quer sair por aí contando alguma coisa que fez agente feliz ou até mesmo contar sobre algo que nos aflige... melhor cair em si e ver que na maioria das vezes é melhor calar e guardar esse momento só pra você... Talvez você esteja vivendo esse momento feliz ou quem sabe infeliz... Confia no Senhor, ele é contigo!

Graças a Deus, estou cheia de sonhos, porém mais calada do que nunca e olha que eu já não contava meus sonhos pra qualquer pessoa. É um momento novo em minha vida, pois sempre fui dada a muitas amizades... tô me sentindo "no casulo", caseira, sem querer muita conversa, na verdade estou decepcionada com algumas pessoas...    

Mas, é vida que segue!

Um xeru, da:
Menina Prendada

24 Comentários

  1. Inveja e invejosos sempre podemos estar mais perto do que imaginamos. Mas não nos podemos deixar abater! Te,mos que seguir e se puder, afastá-los de nossas vidas! bjs, chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Chica, tão perto que assusta e afastar as vezes é difícil, mas necessário.

      Excluir
  2. Não fique triste, querida!

    Faz parte da vida encontrarmos pessoas assim, que demoram para evoluir.

    Acho que o melhor que se faz, é orar por elas e se afastar.

    beijinhos, fique bem,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esqueci de dizer que vocês estão lindos nessa foto...juntinhos na mesma sintonia!!

      E, isso é maravilhoso!

      bjim, Lígia

      Excluir
    2. Amiga Lígia, fico sempre feliz quando vem aqui... orar é só o que faço de uns dias pra cá e obrigado pela força!

      Excluir
  3. Oi Sandra!, a inveja é arma dos fracos. Minha falecida mãe sempre me aconselhou a não falar sobre meus sonhos e metas, e toda vez que deixo de seguir esse conselho acabo me dando mal. Mas agora sigo as palavras do sábio "Lembre-se que a palavra é de prata mas o silêncio é de ouro" continue agindo assim que você verá como tudo vai dar certo. Uma ótima semana para vocês! Beijos Millllllllllllllllllllllll. Fátima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, então também sei sobre não falar dos nossos sonhos e metas, vivo dizendo isso pra meu marido, é porque tem hora que eu e ele somos tão cheios de segredos que parecemos um casal estranho, daí vem a tolice de contar as coisas pra alguém... me dei mal também.

      Excluir
  4. Oi Sandra!

    Amo postar a respeito da Inveja, pois, é uma assunto que já pesquisei à exaustão.
    Tanto é que publiquei dois posts a respeito no meu espaço, o Cacareco's.
    Tenho um relato parecido com o seu...
    Quando jovem, a minha irmã era uma mulher linda, mas linda, mesmo, sabe?
    Tinha bom gosto, suas roupas bem como sapatos eram maravilhosos, sem contar a sua simpatia que contagiava todo mundo.
    Ela tinha uma amiga invejosa. Rica e invejosa. Minha família notara isso, menos a minha irmã.
    Um belo dia, a minha irmã confeccionou um vestido para usar. Vestido vermelho, de alcinhas, com o busto forrado pela renda guipure. Ficou lindo nela!
    Contrastou com sua pele morena ( ela é mais clara do que eu), enfim, um cute!
    Quando a amiga invejosa a viu no vestido, desejou tê-lo para ela.
    Implorou, disse que queria comprá-lo, enfim, minha mãe alertou a minha irmã, para que não vendesse ou desse o vestido a ela.
    De nada adiantou. Minha irmã deu o vestido à amiga invejosa.
    No outro dia foi até sua casa, e o que viu?
    O vestido sobre a cama da amiga invejosa, totalmente desmanchado!
    A desculpa? Que o vestido não ficara bem em seu corpo.
    Que coisa horrível, não é? Deus me livre e guarde desse tipo de gente!
    Amei seu post!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nadja, muito feliz com sua visita! Então menina, essas Histórias agente pensa que só existe em livros né? Quando se passa tão perto da gente, agente nem acredita, mas é horrível mesmo... minha sogra até hoje oro por ela... no passado tudo que o filho dela me dava ela queria um igual, uma vez foi um sapato plataforma, uma vez foi uma minnie de pelúcia, outra um perfume, ela tem uma mistura de inveja e ciúme.

      Excluir
  5. Infelizmente a inveja existe, é triste quando surge de pessoas próximas, que temos carinho. Passo por isso, mas sigo de cabeça erguida! Meus projetos, sonhos, novidades só chegam aos ouvidos deles depois de concretizados! Bjão

    www.imell30.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Imell, seja muito bem vinda por aqui e volte sempre! Eu também , não costumo falar de meus planos pra ninguém e sempre converso sobre isso com meu marido, mas é que as vezes deslizamos e nunca pensei que essas pessoas fossem fazer isso sabe? Não dá pra acreditar, porque era uma amizade de anos e achei que iam ficar felizes com minha felicidade, afinal, estou com meu marido há 11 anos, casada no civil há 7 anos, sempre morei na casa dos outros (primeira casa era da sogra e a que moro hoje é da minha mãe) então nada mais justo que um dia eu casasse na igreja e construísse minha casa e não poder compartilhar isso com os amigos? Nossa é muito triste, é como se agente tivesse que viver sempre escondido...

      Excluir
  6. Oi, Sandra, tava com saudades daqui, minha rotina mudou muito, agora com menos tempo. Gostei de suas novas janelas
    sua casa está ficando linda e não importa as cores, o que importa é que é feita de muito amor. Assim como a vemos refletida na foto de seu casamento. Quanto a inveja infelizmente temos que conviver com ela, sempre encontramos em nosso caminho, mas é preciso não se contaminar. Sua sogra não agiu com sabedoria, mas deixa prá lá, curta a sua felicidade com as cores da alegria. Felicidade amiga. Deus continue te abençoando e se revelando a vc de dia em dia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nal, que bom sua visita! Sobre o tempo, agente vive atrás dele (rsrsrs). Sobre a sogra, já entreguei nas mãos de Deus, porque só Ele pode dar jeito nela, ela aprontou tanto nesse casamento, mas deixa pra lá o que importa mesmo é nossa alegria... Deus me abençoou muito mesmo, quando me deu ele por marido...obrigado pelas felicitações, elas são muito bem vindas!

      Excluir
  7. Inveja já é algo muito triste, ainda mais quando vem de alguém próxima.. Mas não fica triste, seja superior a tudo isso ;)

    Tenho um blog que fala sobre cuidados na vida de casada, ficarei super feliz em te-la como seguidora ;)

    Já seguindo aqui, beijão!

    http://casarsemdesleixar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gdracoelle, quando vem de alguém muito próximo agente fica meio sem chão...vou passar lá no teu blog pra conhecer.

      Excluir
  8. Menina Prendada, uma coisa te digo, a própria Palavra de Deus (não me recordo o versículo), já cita que não devemos sair falando tudo que nos sucede.
    Vc percebeu, através de atitudes que o ser humano tem atração pelo sofrimento e desgraça alheia. É assim em tudo - rede social, jornal etc... As pessoas sempre se unem pra ver desgraça e fofocar, mas na hora de comemorar a vitória do outro, a inveja tá lá e não é algo de alguns - o ser humano está sujeito a isso. Por isso, temos que colocar nosso coração diariamente, nas mãos do Altíssimo e orar por essas pessoas. A oração tem um grande poder. Temos que orar por nós e pelos que nos cercam. A alegria de nossos sonhos e nossas conquistas também podemos compartilhar com Deus, que nos presenteou com tamanha bênção.
    Sei bem do que fala, apesar de nunca falar muito de mim ou do que me acontece (seja bem ou mal - aprendi com meus pais), posso ver atitudes e olhares em algumas pessoas e ao orar por elas, vejo mudanças. Então, bora orar e você verá o milagre nessas vidas!
    Fique com Deus e que Ele continue te abençoando em cada passo dado.
    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Márcia, faz tempo que vivo em oração pela minha sogra,vivo orando por ela desde que me casei com o filho dela e ela se revelou uma pessoa cheia de ódio por mim... dela já não esperava uma atitude diferente da que ela teve quando anunciamos o casamento, afinal há 7 anos atrás quando agente queria casar, ela fez de tudo pra gente não casar, até escondeu o registro de nascimento do seu filho, pra gente não marcar a data..., mas desses amigos, sim foi uma decepção... fica difícil você ter pessoas próximas a você e viver mentindo pra elas ou omitindo, mas ficou o aprendizado!

      Excluir
  9. Sandra sugiro que VC leia o post sobre como conviver bem com a sogra no blog coisa de casada. Creio que esse texto vai te ajudar a lidar melhor com essas situações desagradáveis com sua sogra. Quanto a inveja o melhor mesmo eh contar nossos sonhos e planos só pra Deus. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna, seja muito bem vinda, se você tiver um blog, deixa teu link aqui para eu poder te fazer uma visita e me passa também o link desse blog coisa de casada que eu vou dar uma olhada. Obrigado pelas dicas e pela visita.

      Excluir
    2. Não tenho blog mas curto ler blogs. O link www.coisadecasada.com

      Excluir
    3. Obrigado mais uma vez... vou passar lá e dá uma olhada e mais uma vez, seja muito bem vinda ao meu blog e volte sempre! Sobre minha sogra, hoje em dia eu aprendi um pouco a lidar com ela, não entro mais no jogo dela e muito pouco, muito pouco mesmo tenho contato com ela e quando estou na presença dela, falo o menos que posso, essa foi a forma que encontrei para não entrar em atrito com ela, já que tudo que faço ou falo é motivo de aborrecimento para ela.

      Excluir
  10. Olá...
    Gostei demais da leitura...Dá uma sensação de leveza saber que não somos as únicas!! Acho que a razão maior desse sentimento é mesmo o desgosto diante da felicidade do outro...da nossa capacidade de contentamento e felicidade até em momentos difíceis...nos resta orar por essas pessoas, por uma cura de um mal tão devastador para elas próprias!! Tenha dias muitos felizes!!

    ResponderExcluir
  11. Olá...
    Gostei demais da leitura...Dá uma sensação de leveza saber que não somos as únicas!! Acho que a razão maior desse sentimento é mesmo o desgosto diante da felicidade do outro...da nossa capacidade de contentamento e felicidade até em momentos difíceis...nos resta orar por essas pessoas, por uma cura de um mal tão devastador para elas próprias!! Tenha dias muitos felizes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia, seja muito bem vinda! Quando agente se vê assim até ficamos "mais tranquilas" porque sentimos que não é só com agente que acontece certas coisas e que podemos trocar experiências com outra pessoas que também viveram dramas parecidos com o nosso...mas vamos orar e pedir a Deus a cura dessas pessoas. Um xeru!

      Excluir

Adoro quando recebo uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...