Camila Souza. Tecnologia do Blogger.

2º Domingo do Advento e os símbolos de Natal



E aí meninas, já estão preparadas para o Natal?

2º Domingo do Advento - Acende-se a segunda vela 


 A segunda vela acesa nos convida ao desejo de conversão, arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos patriarcas e de São João Batista, que anuncia a salvação para todos os povos.


Oração:

A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

E não é que agente não vive sem sinais e símbolos.


Eu fiz uma pesquisa Aqui pra saber melhor a grandeza dos significados dos símbolos do Natal e trouxe um resumo pra vocês...


Seu pensar, seu conhecer, seu expressar o real e o espiritual é realizado através de símbolos. Transformamos tudo em símbolos para sermos entendidos pelos outros. Assim a língua falada e escrita e as artes nas suas diversas expressões (pintura, escultura, música, dança ...) são os símbolos mais comuns.

O homem se expressa simbolicamente também através da fé e da cultura, e o natal é uma expressão de fé e de cultura.
As fotos são minhas, da decoração de Natal aqui de casa.


Árvore de Natal: 
No mundo, milhões de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, é uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.

O Pinheiro:
É a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo. Permanece sempre viva e verde. 
Foi usado pela primeira vez pela rainha da Inglaterra Elizabete e por ocasião do dia 25 de Dezembro , quando oferecia uma grande festa e recebia muitos presentes . 
Árvore verde também trás a esperança, a alegria e a vida nova. 
O verde constante do pinheiro, a vida permanente e plena que Jesus Cristo aparece.

Bolas coloridas que enfeitam as árvores:
Simbolizam os frutos da "árvore vida" ou seja, Jesus Cristo. 
Também são usados outros enfeites como anjo, laços, presentes para deixar a árvore mais bonita.


O Presépio:
Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países 
católicos é a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.

Papai Noel:
Ele foi inspirado no bispo Nicolau, que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.

O cartão de Natal:
A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra no ano de 1843. Em 1849 os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly.


Os presentes:
Dar presente é uma maneira muito palpável de demonstrar a solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber. É vivenciar de maneira simples e ínfima a imensa e infinita bondade de Deus. 

Canções de Natal:
A Igreja católica sempre deu muita importância para o valor da música. As primeiras canções natalinas datam 
do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal.



A Comida:
O Natal significa comida na maior parte do mundo cristão. O simbolismo que o alimento tem na mesa no dia de Natal vem das sociedades antigas que passavam muita fome e encontravam em algum tipo de carne - o mais importante prato - uma forma de referenciar à Deus e à Jesus. Geralmente era servido porco, ganso - mais tarde substituído por peru, e peixe. Uma série de bolos e massas são preparados somente para o Natal e são conhecidos por todo mundo.

A Estrela:
A estrela guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar, Melchíor - desde o oriente até local onde nasceu Jesus para que pudessem presentea-lo com ouro, incenso e mirra , é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. E Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida. 



A Vela: 
Jesus Cristo é a luz que ilumina nosso caminho: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). E "vós sois a luz do mundo ... não se acende uma candeia para se pôr debaixo de uma vasilha, mas num candelabro para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilha vossa luz" (MT 5,14-16).



Os Magos:
"Eis que uns magos chegaram do Oriente a Jerusalém perguntando: 'onde está o rei dos Judeus, que acaba de nascer? ... viemos adorá-lo, '... Eis que a estrela que tinham visto no Oriente, ia-lhes à frente até parar sobre o lugar onde estava o menino ... e o adoraram. Abriram seus cofres e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra"(Mt 2,1-12).

Não eram reis e sim sábios, estudiosos, mas o que isto importa? A mensagem é mais forte que esse detalhe. Esta narração tão plástica e viva, enriquecida posteriormente com aspectos lendários, como o nome dos três (Melchior, Gaspar e Baltazar), traz duas grandes mensagens teológicas: 

- Cristo não veio apenas para os Judeus, mas para redimir toda a humanidade, Ele é o polo para o qual convergem todas as raças.

- A segunda grande mensagem está relacionada aos presentes oferecidos pelos magos: ouro, incenso e mirra. O evangelista Mateus expressa por esses símbolos a fé vivenciada pelos primeiros cristãos: Cristo é Rei dos Reis (daí o ouro), é filho Deus (o incenso) encarnado (a mirra).




Guirlanda:
Reflete a esperança do retorno do Sol, depois da escuridão do inverno. O formato circular simboliza o ciclo anual das estações do ano.
guirlanda pode ser considerada um símbolo de evolução, recomeço e prosperidade, trazendo muita sorte e alegria para a sua casa.

Então gente, a casinha já está arrumadinha a espera do Natal, porém temos também que "arrumar" o nosso coraçãozinho, pois não adianta tá tudo lindo maravilhoso em nossa casa e o nosso coração não estar com o Espírito do Natal...

Só uma dica: ame ao próximo, tenha uma religião e vá a uma igreja (qualquer uma) eu sou católica mas acredito que onde um ou mais estão reunidos em nome de Deus, lá ele estará presente; cuide da sua família e faça o que te faz bem. Seja feliz pois é isso que Jesus que...


Cuide-se!


Agora já vou indo, pois estou preparando o cardápio para a Ceia de Natal...


Menina Prendada.

2 comentários:

  1. Tua casa está um mimo e as fotos lindas! Post bem elucidativo! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    lindas as fotos e os arranjos, gostei!
    com certeza temos que estar com o coraçaõ em ordem!
    Passando para agradecer seu carinho e te desejar um lindo Natal com Cristo, um ano novo cheio de alegrias, amos , saúde e paz!

    saindo de férias , volto em Janeiro bjssssssssssss

    ResponderExcluir

Adoro quando recebo uma visita!

I Love Blogs

Blogs de Casamento

Blogs que me inspiram

Menina Prendada Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital